SUJEITOS PROMOTORES DA CULTURA E DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÕES DO CASE/FASE OU EM ESCOLA ABERTAA prática Pedagógica e o Educadores
O propósito é fazer uma breve reflexão
sobre a Educação, a violência à legislação e o contexto que envolve a
sociedade, educadores, adolescentes e crianças em Instituições ditas então como
Instituições Socioeducativas.
Por se tratar a Educação um processo socioeducativo nas Instituições do CASE/FASE ou
ESCOLA ABERTA, tem-se a premissa de que o educador é o sujeito com mais experiência cultural e conhecimento pedagógico
sendo este o que exercerá maior influência no processo ensino aprendizagem, na reconstrução, integração e
socialização dos sujeitos.
O espaço que permeia a prática pedagógica
em questão acontece em instituições com Regime de Privação de Liberdade ou em
Regimes de Escola Aberta, para crianças e adolescentes em situação de risco, de
vulnerabilidade ou defasagem escolar.
Neste
contexto constato que os Educadores estão sendo absorvidos pelo sistema institucional
com isso estão deixando de lado o propósito social da educação. Falta-lhes reconhecer
que vivemos em uma sociedade globalizada, onde adolescência exacerbada
exagerada busca autonomia e o desejo
de afirmar-se com liberdade, de ser reconhecido como sujeitos de direitos e
deveres.
As crianças e jovens de nosso País são
frutos de uma sociedade capitalista, são vistas como fontes de consumo e modelos,
sejam eles positivos ou não. Nessa linha de pensamento acredito que nossos jovens
e crianças buscam a inserção na sociedade, independente dos caminhos que estão
buscando, caminhos estes que refletem de forma negativa na sociedade através da
violência nos lares, nas escolas ou nas ruas.
Cabe a nós educadores não ficarmos
invisíveis e nem perpetuarmos o sistema, o momento é de turbulência em nossa
sociedade e na educação, mas precisamos estar em constate processo de aprendizagem e
transformações.
Na educação de jovens e crianças depois da
família, o papel dos Educadores e da
Escola é o de transmitir valores sociais, preparar e promover o conhecimento
para o pleno exercício da cidadania.
A
nós educadores compete a aquisição da formação continuada na área e não apenas
cursos de capacitação a fatores de risco ou gerenciamento de situações de risco.
Exercer a função conforme o Regime Jurídico do Magistério Público de que cada Estado
determina para fins jurídicos.
Ao poder público dar o provimento e a infraestrutura
as escolas, o preparo aos professores para trabalharem com alunos em situação
de risco social.
A escola é como se fosse um aparelho que
recebe todas as informações do mundo capitalista e globalizado, o qual impõe as
famílias, educadores, crianças e jovens certos padrões de comportamento.
Para Vigotski
o aprendizado é um processo que resulta em desenvolvimento, este inicia antes da
criança frequentar a escola, portanto a escola apenas introduz novos elementos ao
desenvolvimento.
Muitos são os
espaços que permeiam a educação, mas para que a Escola atenda as perspectivas,
os Educadores, a Instituição CASE/FASE ou ESCOLA ABERTA e Governo dos Estados,
devem juntos transpor os muros para a construção de legislação específica e
políticas públicas que contemple a todos os sujeitos envolvidos nas
medidas ditas como socioeducativas.