terça-feira, 12 de abril de 2011

Kika - De onde vem o papel?




Durante o período em que atuo como educadora na Oficina de Papel Reciclado, muitas coisas eu aprendi, mas também muita coisa construi novas técnicas de produções artesanais foram surgindo, em meio às dificuldades para a realização das atividades propostas, falta de material, inovar técnicas que não disponibilizassem de tintas tóxicas e até mesmo que despertasse o interesses dos educandos, passamos a realizar um trabalho diferenciado, aproveitamos cada oportunidade, cada sugestão e hoje todos se sentem capacitados, e entendem a importância do seu trabalho, para o crescimento e reintegração de cada educando ao meio sócio cultural.
Alguns passos são seguidos, até que se cheguem às produções, vejamos alguns:
_1º Seleção do Papel. (branco, colorido, fino, grosso...)
_2º Picotar o papel selecionado.
_3 º Liquidificar o papel picotado e fazer a polpa de papel.
_4º Confeccionar as folhas de Papel Reciclado.
Aqui, nossos educandos utilizam outros materias, para dar formas, texturas diferentes ao papel, tipo, barba de milho, flores secas, aromas, serragem, pontas de lápis, linhas, barbantes, pétalas de flores etc.
_5º Marmorizar, dar cores aos papéis.(Com tintas, anilinas, papel crepom etc)
Várias são as técnicas: Marmorizar, Técnica do Pingado, Técnica do Canudinho e Técnica do Esponjado.
Também utilizamos algumas técnicas para dar as cores, o marmorizado é deixado de lado, devido ao tipo de tinta utilizada, o que também possibilitou a oportunidade, com o uso de outras técnicas, fazer com que o educando extravasasse sua criatividade, ansiedade, pois muitas vezes ficou visível nas formas e cores criadas pelos mesmos, quando apresentava traços mais pesados, cores mais fortes e diversificadas. Foram momentos ricos, onde se percebeu o momento psicológico e emocional representado através das produções. O mesmo também trouxe a calma, a recuperação da auto-estima, pois os mesmos passaram a acreditar e ver que eram capazes de fazer belas produções artesanais. Momentos estes gratificantes aos educandos e especialmente a mim como educadora.
_6º Prenssar.
_7º Secar e voltar a prenssar.
Entre as técnicas utilizadas aqui apresento algumas:

PINTURA ESPONJADA:
MATERIAL: Papel branco reciclado, esponja, tinta guache um pouco diluída.
TÉCNICA: Molhar a esponja no guache e ir batendo no papel, misturando várias cores. Também dá para usar esponjas de texturas diferentes!
PINTURA DE CANUDOS:
MATERIAL: Papel Reciclado, canudinhos de refrigerantes, tinta guache de cores variadas (de preferência um pouco ralas, diluídas em um pouco de água)
TÉCNICA: Pingar várias cores de tintas sobre o papel, e soprar as gotas rapidamente com o canudinho, espalhando a tinta.
TÉCNICA DO MOSAICO:
ARTE DO MOSAICO E SUA HISTÓRIA
O mosaico é uma técnica milenar, utilizada para decoração ou registro de fatos e lendas. Além de sua importância histórica, esta aula pode levar o aluno a conhecer como ocorre a formação das imagens televisivas e fotográficas.
Material: Sobras de cartazes, folhas de calendários, pincéis, cola branca.
TÉCNICA:
Cortar o papel em quadradinhos ou triângulos com a tesoura ou com as mãos, colocando os pedacinhos de maneira que formem o desenho previamente riscado na base.
Está técnica desenvolve habilidades motoras e a noção de espaço.

Qual é a sua opinião a respeito do uso dos Blogs como um recurso didático em salas de aula?

Pesquisar este blog