sexta-feira, 11 de março de 2011

"APOSTANDO NO PROTAGONISMO JUVENIL"

Hoje nossa escola tem muitos de seus alunos trabalhando em ruas de nossa cidade, estes ajudandam no sustento de suas famílias, outros se dispersam do propósito, gastam o que ganham comprando besteiras ou fazendo uso indevido de substâncias tóxicas.
Neste caso vejo que a Escola, não só a que trabalho, mas todas devem estar atentas as crianças, jovens e adolescentes que não estão freqüentando as aulas, nosso papel como educador é acompanhar a evolução da sociedade, fazer um trabalho consciente, comprometido para a transformação de uma sociedade menos violenta. Mas acima de tudo exercer nossa missão de educador com responsabilidade.
Então penso que o Protagonismo Juvenil nas escolas é o caminho para a solução de muitos problemas, sendo que este deve sim estar integrado às disciplinas curriculares, envolvendo também os pais e comunidade escolar.
Portanto ser protagonista é transformar sua própria realidade, assumindo um papel central, ou seja, é o nosso educando que contribui para a geração de renda e sustento na família, por isso deve ser respeitado, valorizado e preparado para assumir tamanha responsabilidade para com ele mesmo e com suas ações nas ruas.
A Escola por sua vez deve envolver estes educando no sentido de ampliar os conhecimentos, incentivando sua capacidade de construção solidária, na minimização dos problemas sociais e familiares.
É na Escola que ocorrem as modificações de pré-conceitos, assim também passamos a entender a maneira de agir de cada criança e adolescente. Devemos vê-los não como a raiz do problema, mas sim como ele vem contribuindo com suas ações, se esta é de forma consciente e comprometida nas suas relações sociais.
Somente uma ação coletiva da escola, famílias e educando é que poderão gerar impactos significativos na vida dos educando e sociedade.
O trabalho dos educando deve ser valorizado e reconhecido.

Vejamos esta foto, tirada nas ruas da cidade de Santa Maria-RS, nossos educando





Penso então, porque em nossas escolas não fazermos desta situação problema- Crianças e Adolescentes nas Ruas- uma proposta para a solução, proposta esta que nos levaria a discutir as idéias e não o jovem em si.
_Deveríamos sim fortalecer os vínculos aluno/escola/família e sociedade.
_Mobilizar os educadores para um planejamento coletivo onde todos pudessem apoiar e contribuir.
_ Administrando então o comportamento de nossos jovens, sua agressividade, passividade e indiferença.
_ Construindo então a dignidade, o respeito à identidade de cada educando.
Acredito ser muito importante o Protagonismo Juvenil, pois a força transformadora dos jovens na tentativa de contribuir, minimizar problemas financeiros e os conflitos gerados em suas famílias deve ser canalizada pelas escolas no compromisso do seu papel social.
A Escola precisa de maneira afetiva, construir uma nova práxis, mais consciente, reflexiva, crítica e comprometida.

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