domingo, 8 de maio de 2011

TRABALHO SOCIAL DE RUA

Após um longo período em que nós Educadores da Escola Paulo Freire não realizávamos o Trabalho Social de Rua, nas praças e ruas de Santa Maria -RS, retornamos em virtude do Projeto  EDUCAÇÃO SOCIAL DE RUA: UMA CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO NECESSÁRIA PARA A CIDADANIA, Projeto este do CPM da Escola. E tendo como responsável técnico do Projeto o Diretor Claiton Diniz do Prado.
O Trabalho Social de Rua é uma atividade pedagógica que é realizada por educadores da escola, e deveria ser realizado durante todas as semanas, porém por inúmeros fatores, o mesmo não se efetiva.
Nesta proposta, o objetivo principal é o que  chamamos de paquera pedagógica, neste momento  passamos a intervir com atividades lúdicas e pedagógicas a qual desperta o interesse de crianças e adolescentes, (10 a 18 anos) onde os mesmos começam a estabelecer vínculos com os educadores e também  são convidados a conhecer o espaço escolar, onde passam a freqüentar e participar do processo pedagógico de transformação e conscientização dos sujeitos.
O que hoje podemos constatar é que atividades como o pintar, desenhar, não despertam o interesse daqueles que deveriam ser os educandos com o perfil para a Escola Aberta, portanto faz-se necessário inovar as práticas, com atividades que despertem o raciocínio, a participação em artes dramáticas, cênicas, atividades de movimentos amplos, onde os mesmo interajam, participem como coadjuvantes, que utilizem este espaço público como um palco ao ar livre, onde os expectadores são o povo e  os educadores.  
Com certeza nossos educandos estarão predispostos a participar de uma Escola com  uma proposta inovadora, que proponha e desafie cada educando  a ser um protagonista.
Acredito que uma Escola assim, não vai ter quem não queira estudar (Palavras de Paulo Freire).
Mas pra isso é preciso que muitos educadores reciclem seus conceitos de Trabalho de Rua, que se disponham e estejam comprometidos com está proposta, também é muito importante a seqüência, não basta fazer por necessidade de um projeto e sim semanalmente.


                                 
                             Cama -de –Gato
Brincadeiras com cordas da tradição indígena. (Esta moça de origem indígena disse não saber e nem conhecer sobre esta brincadeira, já os descendentes menores todos sabiam brincar).
Brincando e jogando as crianças e adolescentes estabelecem vínculos sociais, ajustam-se ao grupo, como também propõem suas modificações e aceitam a participação de outras crianças com os mesmos direitos.
·        Com esta proposta de brincar com a Cama-de-Gato, levamos o conhecimento de que na época em que o Brasil foi colonizado, onde muitos povos contribuíram com o conhecimento do povo do Rio Grande do Sul, inclusive nas brincadeiras.















(Aqui o educando, primeiro deveria se propor a escutar a lenda narrada pelo professor)
                                           A Lenda do Tangram
A idade e o inventor do Tangram são desconhecidos. Porém diz a lenda que um Sábio Chinês deveria levar ao Imperador uma placa quadrada de jade, mas no caminho o Sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o Sábio tentou remendar e a cada tentativa surgia uma nova figura. Depois de muito tentar ele finalmente conseguiu formar novamente o quadrado e levou ao Imperador. O Sábio mostrou aos seus amigos as figuras que havia conseguido montar a cada um, então constituiu o seu Tangram.

Com esta atividade, questionei as palavras adicionadas ao vocabulário deles: lenda, sábio, geometricamente, jade, Imperador.....


 Rapidinho montou o Tangram.O raciocínio lógico,  independe de Cultura.












 Jogando, Resta Um, com o educador Emilton.





 Os educandos com perfil para Escola Aberta adoram brincadeiras com movimentos amplos.




 Jeferson Messias, sempre atuante.


 Anderson Messias, estamos sentindo tua falta na escola, anda muito ausente, embora matriculado em outra Escola, sempre venha nos visitar. Adorei tua rapidez quando começou a experimentar as peças para chegar a um quadrado no Tangram.Você foi muito rápido mesmo, parabéns!


Semana de Páscoa, nada mais legal do que brincar de Coelhinho Sai da Toca. Chamou atenção dos que passavam na praça, questionando: Que escola é essa? Onde fica.? Vocês são de Santa Maria? Pois nunca vimos um  trabalho assim por aqui? Percebi que poucos tem o conhecimento da existência da Escola Paulo Freire.






Qual é a sua opinião a respeito do uso dos Blogs como um recurso didático em salas de aula?

Pesquisar este blog