sábado, 26 de fevereiro de 2011


AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

Na tentativa de administrar conflitos abordamos os educando de forma interdisciplinar, agregando à afetividade, o respeito, a compreensão e expressamos de forma sincera nossos sentimentos, promovemos a qualidade nas relações intra e interpessoais.
Esta é uma atitude que demonstra o conhecimento e o respeito pelo mundo interior de nossos educando.
É indispensável na atividade docente, a afetividade, pois tais condições são favoráveis e facilitam a aprendizagem. (Fernandes, 1991; Dantas, 1992; Snyders, 1993; Freire, 1994; Codo e Gazzotti, 1999 e outros) Para muitos autores as relações entre o ensino e aprendizagem são motivadas pelo desejo e pela paixão.
A qualidade das relações humanas e das experiências nas relações sociais são as que marcam a vida humana.
Segundo Wallon. A emoção é o mais forte vínculo entre os indivíduos. O gesto, a mímica, o olhar, a expressão são essências da atividade emocional.
A afetividade envolve sentimentos (de origem psicológica) e emoções (de origem biológica). Para Wallon é com o aparecimento da afetividade que ocorre a transformação das emoções em sentimentos. Defende idéia de que a afetividade é a fonte do conhecimento, pois na medida em que o sujeito se desenvolve, as emoções vão encontrando formas de expressão mais complexa (além do contato corporal as palavras e idéias).
Na relação professor/aluno a afetividade não se restringe apenas ao contato físico, mas por manifestações de natureza cognitiva, como respeito e reciprocidade.
Demonstrar atenção as suas dificuldades, são maneiras redefinidas de comunicação afetiva. Dantas (1992.1993). O aprender transcorre a partir de vínculos entre as pessoas inicia no ambiente familiar e continua na escola.






























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